Hoshino se envolve em polêmica sobre DGM: HALLOW e pode deixar o Instagram!

Recentemente, a autora de D.Gray-man, Hoshino Katsura se envolveu em uma polêmica sobre uma arte promocional do novo anime de D.Gray-man, da qual ela não gostou. Hoshino desabafou em seu Instagram e logo após apagou, confira o que foi dito:


Eu acredito que o leitor, que compra a minha obra, deve aproveitá-la da maneira que quiser, porque, a partir do momento que eles a compram, se torna deles. Se eles puderem gostar do que eu desenho, eu fico muito feliz.

Porém, não é porque um criador pensa "se eu desenhar o personagem assim, o consumidor ficará feliz", "se eu desenhar o personagem assim, irá vender", "porque para uma foto  assim, há demanda" e altera o seu trabalho e o divulga, isso não deve ser feito de maneira nenhuma. Eu acho que nem mesmo o leitor desejaria tal produto.

Eu acreditei que a atual equipe de animação, estando do meu lado, teria a mesma opinião. Especialmente por ser o lado oficial, é lamentável.
Foi só uma foto, mas me deixou muito triste. E Kanda também.
Acredita-se que a foto a qual Hoshino se referiu, foi essa:

Ela então fez outro post agradecendo os comentários dos fãs e disse que poderia deixar o Instagram:

Obrigado por deixarem tantos comentários.
Estou ciente de que o post é diferente de meus anteriores mas o fiz mesmo assim porque eu queria opiniões daqueles que se dedicam ao meu trabalho e do pessoal da mídia.
Não há muitas chances para um autor se explicar ou dar a sua opinião (do seu ponto de vista). Mesmo que haja a oportunidade, ela é compartilhada apenas há algumas pessoas e em muitas situações, foi difícil para mim me explicar completamente.
Desde o começo, eu supervisionei tudo, dos produtos para venda até as imagens protegidas por direitos autorais para as revistas de Anime. Nessas ocasiões eu continuava a afirmar repetidamente que eu não queria descaracterizar um personagem mesmo que "haja demanda".
Como o fardo da quantidade de trabalho ficou grande, eu fui forçada a dividi-lo com algumas pessoas em que confio. Atualmente, essa é uma prática comum, mas não posso ser convencida a acreditar nisso.
Até que ponto é aceitável para um autor falar? Até que ponto é aceitável que eu proteja minha obra? Talvez eu tenha que fechar meu Instagram por ter pedido o controle e falado sobre isso dessa forma.
Mesmo assim, removerei esse post obscuro após um dia.
E após deletar os dois posts, Hoshino publicou novamente sobre deixar o Instagram:


Obrigada por tantos comentários, eles foram esclarecedores.
Eu não esperava na hora que criei o post mas quando estava lendo suas mensagens, eu me acalmei e fui capaz de me recompor.
Muito obrigada.
Só estou me sentindo realmente culpada que eu disse para vocês esse pensamento desagradável.  “Se eu mal utilizasse o propósito [do meu instagram], eu o fecharei de qualquer forma” foi a promessa que fiz com meu editor quando entrei no Instagram e portanto, eu irei fechá-lo.
Na hora que fiz aquele post sem pensar se eu estava errada (por fazê-lo), eu simultaneamente decidi sair do Instagram.
Eu não fecharei minha conta agora porque ainda há tantos comentários, quando eu terminar de lê-los, eu o deletarei 'gentilmente'.
No começo, eu pensei que provavelmente não continuaria com meu Instagram mesmo por um ano, mas graças a você,s ele se tornou algo que eu pude gostar por um longo tempo e se tornou um lugar que eu não esperava encontrar. Muito obrigada.
A chave na foto, como eu recebei nos comentários anteriores, é uma chave antiga que virou o modelo para a chave da Road. Essa chave é muito pesada.
Mesmo dizendo que fecharia seu Instagram, a autora ainda postou uma nova imagem hoje em que confirma que o artbook de D.Gray-man que seria lançado mês que vem foi adiado e manda um recado aos fãs do Lavi "terão noticias dele, fiquem ligados". 

E você, o que acha? A D.Gray BR apoia a Hoshino totalmente em querer defender sua obra e sua visão artística. 

créditos da tradução JP-ING: http://togaochi.tumblr.com

12 comentários:

  1. Ela tem total direito de fazer o q quiser com a sua obra. É dela, eles n tem o direito de fazer isso. Mesmo eu sendo uma fujoshi, apoio totalmente a atitude. Se o autor não gosta de algo, deveria ter o poder de falar publicamente sobre isso. Sei lá, mt errado o q fizeram com ela. Só espero q ela n desista da série. :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm sou fujoshi e nem gostei desse fanservice
      A Hoshino desenha abdômen melhor q esse. E a ilustração ficou tosca
      Hoshino tem um trabalho tão divino q nem precisa de fanservice pra vender pros consumidores de dgm (minha opinião)
      Quem gosta de dgm com certeza não é pelo fanservice (embora exista shippadores de plantão q ficam procurando indícios do mangá pra shippar ou sei lá...) mas vemos q realmente quase não tem fanservices

      Excluir
  2. Coberta de razão, dgray man só possui a qualidade que possui, graças a integridade de Hoshino

    ResponderExcluir
  3. essa ilustra ficou podre, A conotação - as vezes homossexual - que ela poe no dgray é parecida com aquela do filme Entrevista com o Vampiro, onde eles se apaixonam pela alma da pessoa e não pelo gênero. ela faz isso de forma muito sutil e essa ilustra distoa completamente do clima que o anime traz. o rosto do allen ficou estranho e o kanda parece um personagem do DBZ... Enfim, Hoshino não precisa desses recursos apelativos pois tem tanto talento que a gente se prende no mangá e no anime mesmo sem nunca ter tido nenhum fan service - assim como o Fullmetal brotherhood conseguiu fazer e outros poucos que se contam nos dedos..

    ResponderExcluir
  4. Eu apoio ela sim!! ela tem razão essa obra não tem que ser mudada, adoro os traços e tudo mais, uma pena ela fechar o instagram, mais eu realmente apoio ela #D-Gray-Man ♥♥♥♥ Hoshino-sensei ♥♥

    ResponderExcluir
  5. Apoiando ela 100%,pois entendi completamente o que ela se referiu,e a arte dela é muito linda deveria ser seguida,não "mudada"fala serio!E o Kanda todo durão fazendo essa posse e de barriga de fora ainda!acho que ele tentaria matar quem desenho esse desenho,somente minha opinião!obg

    ResponderExcluir
  6. Só para eu entender: o que ela não gostou foi do desenho do abdômen do Kanda (eu, pessoalmente, achei bizarro), ou do clima yaoi que ficou na imagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que dos dois, jamais imaginaria o Kanda assim distorceu o personagem kkkk

      Excluir
    2. Pelo q tendi, é pq o descaracterizaram e tbm pq o sexualizaram
      Nem a Hoshino sexualiza os personagens dela (ou não sei, talvez seja só coisa da minha cabeça). Ela é bem discreta nessa questão por isso não tenho tanta certeza :v
      Acho q elas os sensualiza, o q na minha visão é totalmente diferente
      E eu até achei q era uma fanart pq Sensei desenha tão divinamente (ela aperfeiçoou tanto os traços dos personagens dela) que não faria algo tão tosco como essa ''arte''

      Excluir
    3. Pelo q tendi, é pq o descaracterizaram e tbm pq o sexualizaram
      Nem a Hoshino sexualiza os personagens dela
      Acho q elas os sensualiza, o q na minha visão é totalmente diferente (ou não sei, talvez seja só coisa da minha cabeça). Ela é bem discreta nessa questão por isso não tenho tanta certeza :v (perdão, eu errei o de comentário de cima hehe)
      E eu até achei q era uma fanart pq Sensei desenha tão divinamente (ela aperfeiçoou tanto os traços dos personagens dela) que não faria algo tão tosco como essa ''arte''

      Excluir
  7. Ela tem todo o direito de não gostar de algo que façam com sua criação, que mudem o jeito que seus personagens são para "agradar um público".
    Algumas cenas em D-Gray Man são visualmente muito "sugestivas" para algumas pessoas, eu acho elas lindas e com muito significado (como exemplo deixo o abraço de Kanda com Alma).
    Por conta dessas cenas, alguns podem querer radicalizar outras por consequência e isso, quando não é do agrado do autor e criador da obra, definitivamente não é algo que deva acontecer, sobretudo em uma mídia oficial como a de um anime. Contrariar o criador nunca é uma coisa legal, mesmo que isso não seja o "melhor" (colocando em um contexto diferente), sendo um fã sim, mas sendo algo oficial, definitivamente não!

    ResponderExcluir
  8. Me lembro de encontrar esse mangá pela primeira vez, gostei muito mesmo não sendo meu favorito, mais me apaixonei pelo estilo de desenho da autora.

    De uns tempos para cá, os estilo mudou e os personagens masculinos estão extremamente afeminados e isso é pela própria mudança de estilo dela. É muito difícil de encontrar mangás com o mesmo nível de história que vemos em Berserk e Evangelion.

    Particularmente, o novo estilo de desenho dela me decepcionou bastante e a animação do novo anima está uma completa porcaria, se não me engano parece ser do mesmo estúdio que está animando Dragon Ball Super.
    Eu compreendo que sendo tudo digital é mais rápido e pratico, mais a falta de qualidade com o novo anime está enorme, o antigo era muito melhor e bem animado.

    ResponderExcluir